27.6.09

Dom Afonso, O 1º Português, 900 anos depois

Homenagem simbólica ao 1º Português, aquele que receberia o meu voto no “Grande Português” pela sua vida épica e a sua obra chamada Portugal, sem a qual nada do que conhecemos existiria como é hoje.

Fica ainda o apelo - deixem-se de burrocracias e abram o túmulo de D. Afonso Henriques à ciência!!! Até nisto somos dos mais atrasados...

Para informações adicionais sobre o Iº Rei de Portugal, ver mais abaixo neste blog.

Anotações pessoais sobre o vídeo:

0.01 min.

Acho que todos os Portugueses sabem que o estandarte de D. Afonso Henriques, e por conseguinte, o de Portugal, era uma cruz azul sobre fundo branco. O que já devem desconhecer é porque razão estas cores nacionais foram substituídas na bandeira actual. Volto ao assunto na nota sobre o minuto 1.18.

DATAS

1109 - Data do nascimento de D. Afonso Henriques, o local ainda é alvo de debate. O que interessa é que nasceu em Portugal.

1128 - Vitória das hostes de D. Afonso Henriques na Batalha do campo de São Mamede, junto ao castelo de Guimarães - a chamada 'Primeira Tarde Portuguesa'.

1148 – Por falta de espaço no vídeo, condensei vários acontecimentos que aconteceram até esta data, sendo os mais significativos a famosa Batalha de Ourique em 1139, o tratado de Zamora em 1143, e a Conquista de Lisboa em 1147/1148.

1179 - o Papa Alexandre III reconhece oficialmente Portugal como país independente, através da Bula Manifestis Probatum.

0.05’’

Conquistas mais importantes.

0.16’’

Mapa do Condado Portucalense, antes da acção de D. Afonso.

0.18''

A fronteira avança para lá do Mondego e no espaço de cerca de 20 cobre praticamente todo o Alentejo.

0.25’’

A espada erradamente atribuída ao rei fundador é anacrónica em relação às pesadas espadas e montantes que se usavam no Século XII.

1.18''

As históricas cores azul e branca, baseadas no escudo de Dom Afonso Henriques foram aprovadas nas Cortes Gerais da Nação em 1821.

Em 1911, sem consulta pública, as cores de Portugal foram substituidas pelas de um parido (Republicano), sendo actualmente o único exemplo no mundo em que a bandeira de um partido continua a representar um país. O outro exemplo, era a União Soviética...

1.20''

D. Afonso de Stª Maria, filho primogénito de D. Duarte de Bragança, descendentes de D. Afonso Henriques.

Tal como durante as cerimónias de Canonização de Nuno Alvares Pereira, os parentes vivos em linha mais directa destas figuras Históricas são "esquecidas" ou escondidas pelas "autoridades", com mal disfarçado constrangimento por ainda restarem descendentes dessa linhagem histórica, que tantas comemorações nacionais ainda motiva. Aliás, as únicas dignas de tal.

Nota Final

Em relação ao cavaleiro, simboliza não só Rei mas todos os Portugueses que lutaram e acrescentaram este país. Sendo D. Afonso Henriques o "Pai" da nação, achei por bem usar algumas imagens de arquivo do meu pai, a cavalo - não é um cavaleiro exímio, mas é fotogénico. :D

1 comentário:

Dri Viaro disse...

Olá, vim conhecer seu blog,e desejar boa semana
bjs

aguardo sua visita :)